O Museu Nacional de Conímbriga assinala o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, em 2026, com um programa diversificado que convida o público a refletir sobre o papel do património em contextos de desafio e transformação.
Programa
18 de abril, às 16h00
Palestras
Património vivo, para além dos conflitos e dos desastres: o conhecimento como solução, por Virgílio Hipólito Correia, arqueólogo do Museu Nacional de Conímbriga.
Do diagnóstico à intervenção. Conservação de Bens Arqueológicos, por Dulce Osório, conservadora-restauradora do Museu Nacional de Conímbriga.
A iniciativa inclui ainda uma visita orientada ao museu.
De 18 de abril a 18 de maio de 2026
Das 10h00 às 18h00
Exposição Uma Aventura
Gratuito, sem inscrição
Exposição temporária composta pelas 69 capas de livros da coleção Uma Aventura, das autoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.
A exposição estará patente entre 18 de abril, Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, e 18 de maio, Dia Internacional dos Museus.
21 de abril, às 14h30
Inauguração e Sessão de Autógrafos Uma Aventura
Gratuito, sem inscrição
Inauguração da exposição com a presença das autoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, que irão partilhar a sua experiência sobre esta coleção com mais de 40 anos.
Será possível adquirir o livro Uma Aventura em Conímbriga, disponível na loja do Museu Nacional de Conímbriga, e obter autógrafos no próprio dia.
