Projeto “ViViFiCAR” e Douro Vinhateiro de Silva Porto chegam ao Museu do Côa

Mais Lidas

Uma exposição com 32 desenhos e uma pintura de Silva Porto (1850-1893), que percorre as paisagens do Douro Vinhateiro, é inaugurada na sexta-feira no Museu do Côa, em Vila Nova de Foz Côa, distrito da Guarda.

No mesmo dia, também no Museu do Côa, será inaugurada “ViViFiCAR”, mostra resultante de residências artísticas de Augusto Brázio, James Newitt e Lara Jacinto, realizadas na Mêda, em Torre de Moncorvo e Sabrosa, com base em casas de famílias da região, num projeto da Ci.CLO – Plataforma de Fotografia, que fez parte do programa de criação da Bienal`25 Fotografia do Porto.

“Silva Porto, a paisagem no desenho e na pintura” terá uma duração de cerca de três meses. Em declarações à agência Lusa, o curador da mostra, João Paulo Queirós, disse que esta vai trazer 32 desenhos e uma pintura, documentando o período de Silva Porto em Paris, através das anotações das paisagens feitas nessa época.

Depois da mostra coletiva na Bienal`25 Fotografia do Porto e de três exposições individuais nos municípios parceiros – Mêda, Sabrosa e Torre de Moncorvo -, “ViViFiCAR” chega ao Museu do Côa, onde ficará até 31 de maio.

De acordo com a sua apresentação, o projeto “ViViFiCAR” abraça as ideias de “viver e ficar” enquanto eixos orientadores dos encontros imersivos entre artistas e as comunidades locais, a partir de estratégias participativas de criação.

As duas exposições a inaugurar no Museu do Côa enquadram-se na Rede Portuguesa de Arte Contemporânea (RPAC).

Fonte: RTP

Há minutos