Bem-vindo à Pportodosmuseus.pt

Governo estima 20 milhões de euros para recuperar 50 monumentos afetados pela tempestade

Mais Lidas

A ministra da Cultura revelou na passada terça-feira, no Convento de Cristo, que a depressão Kristin já provocou danos em mais de 50 monumentos nacionais, estimando o Governo a necessidade de cerca de 20 milhões de euros para intervenções de recuperação.

“O último levantamento que temos são mais de 50 monumentos nacionais com danos provocados pela tempestade ou pelos efeitos da precipitação muito intensa que se seguiu“, afirmou a ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, indicando que esta lista “pode crescer nos próximos dias” à medida que o levantamento prossegue no terreno pelas equipas da Museus e Monumentos de Portugal e do Património Cultural – Instituto Público.

Segundo a governante, “estimamos que sejam necessários cerca de 20 milhões de euros que já estão reservados precisamente para essas intervenções”, admitindo reforços através do Fundo de Salvaguarda do Património Cultural, caso surjam novas necessidades, dando como exemplo várias igrejas danificadas no concelho de Pombal.

No caso concreto de Tomar, no distrito de Santarém, a ministra sublinhou que o Convento de Cristo é “um dos equipamentos culturais mais afetados”, razão pela qual iniciou ali o périplo de visitas que também passam por Ourém e Batalha, nomeadamente pelo Castelo e Paço dos Condes de Ourém e pelo Mosteiro da Batalha.

Só em Tomar, a destruição da Charolinha da Mata dos Sete Montes e os danos no Convento deverão ultrapassar 750 mil euros.

“A Charolinha foi completamente destruída. Partes caíram dentro de água e será necessário um trabalho muito cuidadoso de drenagem e recuperação das peças para permitir a sua reconstrução“, descreveu, apontando para um prazo de “provavelmente um ano” até à conclusão da intervenção.

(…)

Sobre os restantes locais da visita, adiantou que “o Mosteiro da Batalha é o monumento mais afetado“, prevendo um investimento “superior a um milhão de euros, só no caso da Batalha”.

Fonte: Observador
Artigo completo (+)

 

 

Há minutos