Bem-vindo à Pportodosmuseus.pt

Museu Municipal de Coimbra apresenta programação para o mês de janeiro

Mais Lidas

O Museu Municipal de Coimbra (MMC) apresenta um conjunto alargado de atividades de valorização da história, da arte e do património da cidade para o mês de janeiro. O programa contempla iniciativas dirigidas ao público escolar, famílias e público em geral, distribuídas pelos vários núcleos do Museu e desenvolvidas ao longo de todo o mês.

Oficinas para o público escolar
Em janeiro, vão decorrer as oficinas: “651 Horas a Desenhar!” no Edifício Chiado (com visita prévia à Sala da Cidade, pois a exposição articula-se entre os dois espaços), para o pré-escolar ao público geral;  “Luzes sobre a Cidade!” na Torre de Almedina, para o pré-escolar, 1.º; 2.º ciclos e ATL’s; “A Luz da criatividade de Carlos Paredes!” na Torre de Anto, para o pré-escolar, 1.º; 2.º ciclos e ATL’s;  e “A Luz que nos Une!” no Edifício da Inquisição, para o pré-escolar, 1.º, 2.º Ciclos e ATL’s. Esta última oficina estará disponível, também, para o público-geral.

 

Percurso pela desaparecida muralha de Coimbra
No dia 9 de janeiro, às 10h30, realiza-se um percurso pedonal, para os alunos do secundário e para o público em geral, que tem como objetivo dar a conhecer a estrutura defensiva medieval da cidade, tendo como ponto de partida a Torre de Almedina. O ponto de encontro é na Torre de Almedina e a atividade requer inscrição prévia.

 

Visita encenada leva alunos à Coimbra medieval
No dia 14 de janeiro, às 10h30, realiza-se a visita encenada “D. Sesnando, O Alvazil de Coimbra”, na Torre de Almedina. Dirigida ao pré-escolar, 1.º e 2.º ciclos, a iniciativa recorre ao teatro para explorar a cidade medieval, os seus mecanismos de defesa e o quotidiano da época. Esta visita integra um programa regular que decorre na segunda quarta-feira de cada mês.

 

Sábados para a infância – Exposição de Túlia Saldanha
No dia 24 de janeiro, vai decorrer a iniciativa “Sábados para a infância”, com a oficina de artes plásticas “Sem horas para desenhar”, da responsabilidade de Joana Corker e promovida pela Escola da Noite, a partir das 10h30. A iniciativa tem por base a exposição “em mim e em ti (mesmo sem o sabermos)” sobre Túlia Saldanha, que conta com um programa de mediação intitulado “Sala da Desaprendizagem”.

 

Dia Mundial do Puzzle
Já no dia 29 de janeiro, de forma a assinalar o Dia Mundial do Puzzle, tem lugar, no Edifício Chiado, entre as 10h30 e as 14h00, uma atividade dirigida às crianças do pré-escolar e 1.º ciclo que os leva à descoberta de uma obra surpresa do MMC. Quem descobrir a obra mistério, ganha um puzzle da coleção Telo de Morais.

As atividades do MMC e as visitas acompanhadas requerem inscrição prévia, que deve ser efetuada através do telefone 239 840 754 ou do e-mail museu.municipal@cm-coimbra.pt. A visita encenada “D. Sesnando, O Alvazil de Coimbra” tem inscrição própria, através do telefone 239 833 771. Para a atividade “Sábados para a infância”, que requer igualmente inscrição prévia, estão disponíveis os contatos 239 718 238 e geral@aescoladanoite.pt.

Fonte: CM Coimbra

Há minutos