A Casa-Museu Miguel Torga, em Coimbra, inaugura na próxima quinta-feira, dia 29 de maio, às 18h00, a exposição “Dedicatórias a Torga: escritas de afeto”. Segue-se uma tertúlia literária sobre aspetos da vivência social de Miguel Torga enquanto clínico, direcionada para as suas relações de amizade que será evocada por José Ribeiro Ferreira.
A tertúlia literária será conduzida por José Ribeiro Ferreira, professor catedrático aposentado da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Intitulada “Os afetos dos primórdios do médico e a sua permanência”, a intervenção vai explorar as vivências sociais de Torga enquanto médico e a forma como cultivou laços de amizade ao longo da vida.
Organizada pela Divisão de Bibliotecas e Arquivo Histórico da Câmara Municipal de Coimbra, entidade que tutela a Casa-Museu, a mostra reúne dedicatórias manuscritas em livros da biblioteca pessoal de Miguel Torga. São 52 autores representados — entre amigos, escritores, intelectuais e figuras públicas — cujas mensagens revelam admiração, afeto e cumplicidade.