Nos dias 17 e 18 de Maio, venha participar nas actividades que preparámos para si na Noite Europeia e no Dia Internacional dos Museus, que este ano se subordina ao tema «O Futuro dos Museus em Comunidades em Rápida Transformação». Chamamos a atenção que algumas actividades/oficinas (nos dois dias) requerem inscrição que poderá fazê-la por e-mail: geral.mnfmc@museusemonumentos.pt.
No próximo Sábado, dia 17 de Maio, às 10h30, frequente a oficina «Transformar rapidamente uma peça de Museu: oficina de modelação criativa em barro». Requer inscrição. Neste Cenáculo-Oficina venha elaborar em barro a caricatura de uma peça do Museu. Tiago Cabeça, Artesão e Artista Plástico irá conduzir esta oficina de cerâmica criativa e de modelação e pode participar em família ou não. A actividade é gratuita e tem a duração de 2 horas.
Também no dia 17 de Maio, às 15h30, convidamo-lo/a a participar numa visita orientada dedicada a algumas peças notáveis da colecção do Museu. Intitulada «Olhar, reparar e ver»: algumas peças notáveis da colecção do Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo» será conduzida por Andreia Santos Silva, bolseira de Doutoramento do MNFMC.
Na noite de Sábado, dia 17 de Maio, às 21h00, decorrerá a mesa-redonda «Mãos que transformam» do Ciclo «Onde está a Oficina?». Participam na mesa e expõem alguns trabalhos: Mara Rosa que despertou para o universo cerâmico através do contacto com acervos pré-coloniais e pré-históricos e António Paiva de Andrade que tem recriado com o seu labor e de diversas formas a cortiça. Sandra Leandro, Directora do MNFMC, moderará a mesa.
No Domingo, dia 18 de Maio, às 11h00, venha participar na visita-oficina «E agora? Como faz um restaurador?» orientada por Maria Oliveira, Técnica Superior do MNFMC. Nela poderá experimentar na prática, e se desejar em família, alguns dilemas com os quais os conservadores-restauradores se deparam.
No Domingo, dia 18 de Maio às 15h30 existem duas possibilidades:participar numa oficina ou na inauguração de uma Exposição.
Na «Oficina Memética – Releituras, Reinvenções e Reinterpretações no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo», explorar-se-á uma das mais recentes formas de comunicação: os memes. Requer inscrição. Por vezes com intuito satírico e subversivo, mas sempre pautados pelo humor, os memes são hoje quase incontornáveis no mundo digital. A oficina será orientada por João Firmino, Bolseiro de Doutoramento do MNFMC.
E inaugura Amostra – Exposição de José M. Rodrigues, que destacaremos em publicação futura.
Fonte: Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo