O Museu das Marionetas do Porto, encerrado cerca de três meses para obras de ampliação e renovação, reabre a 21 de março com a exposição “Universo Onírico”, que reúne marionetas e adereços de vários “espetáculos icónicos” da companhia.
Em declarações esta quarta-feira à Lusa, a diretora do museu, Isabel Barros, explicou que foi “uma alteração grande a nível de construção de novos espaços, nomeadamente para exposição. Há uma renovação muito grande nos dois pisos que acolherão a nova exposição e que irá surpreender, sobretudo, o público que já conhece o museu”, localizado na Rua de Belmonte.
Segundo Isabel Barros, o museu “continua a ser sempre em torno do autor, do fundador das Marionetas do Porto, João Paulo Seara Cardoso, uma vez que o próprio Museu das Marionetas do Porto é um museu de autor”.
“Na inauguração do Museu das Marionetas do Porto, em 2013, a escolha da data, 3 de fevereiro, dia de aniversário de João Paulo Seara Cardoso, assinalou e inscreveu para sempre a vida e obra do fundador do Teatro de Marionetas do Porto e pessoa que sonhou com este museu, associado à companhia. Sonho que tive o privilégio de acompanhar”, referiu.
Após 12 anos, “o museu mantém vivo o propósito e missão” e a diretora da instituição está certa de “que a emoção da abertura da primeira exposição se irá repetir, no dia 21 de março, Dia Mundial da Marioneta, pela sua intensidade e pela renovação e inovação que a equipa das Marionetas do Porto, se propõe em cada nova criação”.
O Teatro de Marionetas do Porto constituiu-se em setembro de 1988, data simbólica que coincide com a apresentação da companhia no Festival Mundial dos Teatros de Marionetas, em Charleville-Mézières, França.
Desde então, já criou cerca de 50 espetáculos.