Museu Monográfico Marquês de Pombal integra estátua do Marquês na sua coleção

Mais Lidas

 

.estatua_marques_pombal

O Museu Monográfico Marquês de Pombal integrou recentemente, na coleção, uma imponente escultura em pedra de Lioz, representando Sebastião José de Carvalho e Melo, 1º Marquês de Pombal.

Esta aquisição insere-se num compromisso contínuo de reforço do acervo do museu, promovendo a preservação e divulgação do legado de uma das figuras mais marcantes da História de Portugal.

A escultura, com cerca de 1,70m de altura, representa o estadista em pé, trajado à época e segurando uma planta na mão esquerda, simbolizando o seu papel central na reconstrução da cidade de Lisboa após o Terramoto de 1755. O conjunto escultórico inclui ainda blocos arquitetónicos, uma base de coluna e o brasão de armas da Cidade de Lisboa, reforçando a ligação desta figura histórica à capital. A autoria da peça é atribuída, com algumas reservas, ao escultor Víctor Bastos, sendo datada da segunda metade do século XIX.

Fonte: Município de Pombal

Há minutos