Maria de Jesus Monge nomeada diretora do Museu Nacional de Arte Antiga

Mais Lidas

Museu Nacional de Arte Antiga, Painéis de S. Vicente

O Museu Nacional de Arte Antiga vai ser dirigido por Maria de Jesus Monge, nome que tinha sido anunciado em janeiro para o Museu de Beja.

Maria de Jesus Monge é licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e mestre em Museologia pela Universidade de Évora, tendo sido conservadora do Museu-Biblioteca da Casa de Bragança desde 1996 e assumido a direção daquele equipamento em 2000, segundo a biografia disponível no ‘site’ da secção portuguesa do Conselho Internacional de Museus, a que presidiu entre 2020 e 2023.

A historiadora foi vogal da MMP quando da fundação da empresa pública, em outubro de 2023, e até à substituição da administração pelo atual Governo, em maio do ano passado.

“A nomeação para o MNAA implicará a repetição do procedimento concursal para o Museu de Beja, que acontecerá com a maior brevidade”, indicou a MMP sobre a nova dirigente, que irá substituir no cargo o historiador de arte Joaquim Caetano.

Há minutos