Bem-vindo à Pportodosmuseus.pt

Novo Museu Nacional em Peniche evoca Liberdade e Resistência

Mais Lidas

museu_nacional_resistencia_liberdade

No próximo sábado, dia 27 de abril, vai ser inaugurado o novo Museu Nacional da Resistência e Liberdade, precisamente 50 anos depois dos presos políticos terem sido libertados da prisão política e dois dias após consumada em Lisboa a Revolução dos Cravos.

Este novo espaço, na Fortaleza de Peniche, integra a rede nacional de museus tutelada pelo Ministério da Cultura e resulta de um investimento de 2,95 milhões de euros, cofinanciado por fundos comunitários do Portugal 2020, a que se junta, nos arranjos à zona envolvente da fortaleza, mais 815 mil euros, também pelo PT2020, ambos lançados pela Direção-Geral do Património Cultural.

Museóloga de carreira e também de formação académica, Aida Rechena, diretora do Museu,  conclui que o MNRL nasceu da vontade popular. “O facto da sua reivindicação ter nascido logo após a noite de 25 de Abril de 1974, quando aqui estava concentrada à porta a população com cartazes a aguardar a saída dos presos e a faixa que dizia ‘Peniche exige o Forte para visitar e não para ficar’, acho que aqui está a génese do que se pretende”.

Fica a faltar a terceira fase das obras na Fortaleza de Peniche, que abrangerão as instalações outrora ocupadas pela GNR, que tinha a competência de vigiar o espaço entre muralhas exterior à prisão política, da responsabilidade dos serviços prisionais e da PIDE. Este espaço tem grande potencial para ter utilidade museológica e cultural. De fora da primeira fase da empreitada esteve também o piso 1 do pavilhão A, reservado futuramente para galeria de exposições temporárias. E, ainda, as muralhas, que necessitam de uma grande intervenção para a sua consolidação, que requer um financiamento gigantesco, pelo que a intervenção terá forçosamente de ser faseada no futuro.

Fonte: Região de Leiria

Há minutos