
A exposição “A Quem Possa Interessar: Uma Coleção, Uma Carta” está patente no Museu de Serralves, no Porto, apresentando 111 obras de artistas nacionais e internacionais da coleção do antigo Banco Privado Português (BPP).
Destas 111 obras de artistas considerados incontornáveis no panorama artístico compreendido entre os anos 1960 e a atualidade, 76 vieram da coleção do antigo BPP e 35 estavam em depósito em Serralves, revelou Isabel Braga, uma das curadoras desta mostra, que é “primeira exposição exaustiva da Coleção BPP em Serralves”, durante uma visita direcionada à imprensa.
Como recordou Serralves, “a exposição também testemunha a história comum entre a Coleção BPP e a Coleção de Serralves, já que a primeira direção artística do Museu de Serralves (Vicente Todolí e João Fernandes) teve com a comissão de compras da Coleção BPP uma relação próxima, sugerindo a incorporação de determinadas obras e assegurando o seu depósito em Serralves”.
A Coleção do BPP foi constituída entre 1996 e 2008 e integra 385 obras de 153 autores. O acervo desta coleção integra obras, entre outros, de Helena Almeida, Lourdes Castro, Pedro Calapez e Julião Sarmento.

