
O Município de Tavira promove, nos dias 15 e 16 de abril, mais uma iniciativa no âmbito do programa “Os Dias Abertos de Cachopo”, com a realização de atividades de pesquisa e divulgação científica dirigidas ao público em geral.
Coordenado pelo Museu Municipal de Tavira, o programa visa a proteção e salvaguarda do património cultural e natural. Neste inclui-se a relação entre o património imaterial e sustentabilidade, centrada na Dieta Mediterrânica, valorizando os recursos territoriais e o conhecimento.
O iniciativa que integra o projeto “Dieta Mediterrânica nos Territórios de Baixa Densidade”, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional ao abrigo do Programa Operacional CRESC Algarve 2020, conta com o apoio da Junta de Freguesia de Cachopo, do Centro Paroquial de Cachopo e da Associação In Loco.
Os interessados em explorar Cachopo, durante o fim de semana, têm à disposição os “Centros de Descoberta do Mundo Rural”, localizados nos montes da Feiteira, Casas Baixas e Mealha.
De acordo com o município, no dia 15, terá lugar, na aldeia de Cachopo, o passeio “A produção cerealífera em Cachopo: biodiversidade e sistemas de moagem” por Carlos Faísca (historiador), Custódio Campos (moleiro) e pela Associação Colher para Semear – Rede Portuguesa de Variedades Tradicionais. (
Incrições até dia 13)
No dia 16, realiza-se, no monte da Feiteira, a demonstração culinária e conversa “Biodiversidade Agrícola – comidas antigas e inovação” por Margarida Vargues (Chef de cozinha), Nuno Palma (produtor local) e Associação Colher para Semear – Rede Portuguesa de Variedades Tradicionais. Esta atividade irá centrar-se no património cerealífero de Cachopo, como cozinhar em família e como estes produtos são preparados noutras áreas de cultura mediterrânica. (
Inscrições até dia 13)
As atividades gratuitas terão a duração máxima de sete horas, estando a partida de Tavira prevista para as 09h00. As ações têm um número limitado de pessoas e o transporte é da responsabilidade da autarquia.