Bem-vindo à Pportodosmuseus.pt

Ponta Delgada assinala centenário de Natália Correia

Mais Lidas

A Câmara Municipal de Ponta Delgada vai assinalar o centenário do nascimento da poetisa e escritora Natália Correia, nascida no concelho, na freguesia da Fajã de Baixo, com vários eventos.

O programa arranca no sábado, no Centro Natália Correia, onde a jornalista Vera Santos conduzirá a apresentação do disco vinil “Projeto Natália”, seguido de um concerto com canções e poema interpretados pelos artistas Mia Tomé e Mário George Cabral.

A 14, 15 e 16 de março vai ter lugar, também no Centro Natália Correia, o colóquio comemorativo do centenário do nascimento das poetisa (1923 — 2023), que conta com a presença de especialistas da sua obra, como a escritora Ângela Almeida, que integra a comissária científica da iniciativa.

As outras figuras que integram a iniciativa são José Anes, Anselmo Borges, Armando Nascimento Rosa, Fernando Dacosta, Francisco Topa, Júlia Lello, João de Melo e António Vilhena.

A 14 de março, no Auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, terá lugar um concerto com poemas de Natália Correia, protagonizado pelo cantor Aníbal Raposo, acompanhado por Paulo Bettencourt, na guitarra, e por Romeu Presunça nas percussões.

De 20 de abril a 30 de junho, no Centro Municipal de Cultura tem lugar a Exposição Comemorativa do Centenário do Nascimento de Natália Correia, numa parceria da Câmara Municipal de Ponta Delgada com o Museu Carlos Machado.

Natália Correia nasceu há cem anos na Fajã de Baixo, na ilha de São Miguel, e a sua obra abarca diferentes géneros literários, da poesia ao romance, ao teatro, à literatura de viagens e ao ensaio, envolvendo ainda vasta colaboração em publicações nacionais e estrangeiras.

Natália Correia morreu aos 69 anos, a 16 de março de 1993, em Lisboa, cidade onde residia desde os 11 anos.

Há minutos