
A “Maqueta de Lisboa” foi inaugurada dia 22 fevereiro, no Museu de Lisboa-Palácio Pimenta, com a presença de familiares de Luís Caetano, bombeiro sapador na cidade.
Trata-se de um trabalho de detalhe e precisão que retrata parte do centro da cidade nas primeiras décadas do século XX. Trabalhada em madeira policromada, detalha cada quarteirão, prédio, telhado, desde a Praça do Comércio ao Regueirão dos Anjos, entre o Castelo e o Largo do Corpo Santo.
A “Maqueta do Bombeiro”, como é carinhosamente apelidada pela equipa do Museu de Lisboa, foi comprada por Augusto Vieira da Silva em 1934 e deu entrada no então Museu da Cidade 20 anos depois, quando a Câmara de Lisboa adquiriu o espólio do olisipógrafo. Do conjunto fazia também parte um livro de visitas, manuscrito, que Luís Caetano organizou ao longo de 17 anos.
Para mais informações (+)

