
O Museu de História da Cidade apresenta a exposição “MILHO – mostra de ilustração de lendas e histórias de outrora”.
Esta mostra apresenta ilustrações produzidas na Unidade Curricular de Desenho III e o processo criativo desenvolvido pelos alunos para investigar, imaginar e ensaiar personagens, cenários e episódios de lendas e histórias de outrora.
Na Unidade Curricular de Desenho III pretende-se que os estudantes de Artes Plásticas e Multimédia consolidem e desenvolvam as competências adquiridas no desenho, nos semestres anteriores, mobilizando-as no âmbito da comunicação visual e desenvolvendo novas competências na área da ilustração. Neste sentido, aborda-se um tipo de aprendizagem baseada em projetos.
Esta mostra e a relação com o Museu de História da Cidade dá, assim, a oportunidade aos estudantes de implementar os seus projetos num contexto para além da escola, desenvolvendo uma perceção das suas necessidades de formação para a vida profissional futura. Aproxima, também, as duas instituições (ESEV e MHC) e envolve os estudantes tanto na produção cultural da cidade de Viseu, como no conhecimento do seu património histórico local.
São abordados, nesta mostra, o mistério da Cava de Viriato e as lendas de João Torto, de Gaia e do Castanheiro do Amores.
A Exposição “MILHO – mostra de ilustração de lendas e histórias de outrora” pode ser visitada até 11 de fevereiro de 2023, no Núcleo de Exposições, Piso 0.
