
O Goethe-Institut Portugal acaba de lançar um `site`, no âmbito do projeto “ReMapping Memories Lisboa – Hamburg”, que disponibiliza mapas daquelas duas cidades e artigos sobre lugares de memória (pós)coloniais, com abordagens de contextualização e análise.
A ideia deste projeto é pensar a relação da cidade com a colonialidade: o modo como o colonialismo, a resistência anticolonial e a presença africana são transmitidos na memória coletiva, nos vestígios materiais e no espaço público das cidades portuárias de Lisboa e Hamburgo, dois antigos centros do colonialismo europeu.
O `website`, lançado, está no centro do projeto e apresenta mapas das cidades de Lisboa e Hamburgo que criam novas percepções e novos estudos sobre lugares de memória e a colonialidade, assim como artigos sobre lugares de memória (pós)coloniais, mais ou menos evidentes, com abordagens que os contextualizam, analisam e acrescentam contra-narrativas ao processo de memorialização do espaço urbano, segundo a informação do Goethe-Institut.
A nova página “ReMapping Memories Lisboa – Hamburg” é bilingue (português-alemão) e inclui artigos, ensaios e reportagens produzidos por uma diversidade de agentes culturais, investigadores, ativistas, escritores e jornalistas.
Consulte aqui (+)

