
Cerca de 20 peças, entre líticos, cerâmicas e matérias de adorno, podem ser vistas no Centro Interpretativo do Monte Padrão, até 19 de setembro. Achados estão em exposição, depois de trabalhos realizados numa mamoa que remonta ao quarto milénio antes de Cristo, encontrada na Ermida.
Em 2018, as obras de construção de uma unidade fabril na Ermida, em Santa Cristina do Couto, deram o mote para a descoberta de vários achados arqueológicos que remontam à Pré-história.
Perante a importância dos artefactos descobertos, a Câmara Municipal de Santo Tirso decidiu iniciar um processo de escavações, cujo resultado foi, a 18 de junho, apresentado numa exposição, no Centro Interpretativo do Monte Padrão.
São cerca de 20 peças, entre líticos, cerâmicas e matérias de adorno, que podem agora ser vistas, pela primeira vez, até 19 de setembro, e que para o Município representam “um importante contributo para o conhecimento da pré-história da área meridional do litoral do noroeste português”.
A exposição tem entrada livre e pode ser vista de terça a sexta-feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h30 às 17h30. Ao fim de semana, o espaço está aberto das 9h00 às 13h00.
