
A Monocle, conceituada revista britânica, na sua edição n.º 133, de maio, dedicou um dossiê de seis páginas e 17 fotografias dedicado à arquitetura modernista do concelho de Esposende.
A revista britânica propõe uma visita guiada à Casa das Marinhas, de Viana de Lima, e à Casa de Ofir, de Fernando Távora, elogiando a “nova vaga” desta época da arquitectura portuguesa.
O artigo é assinado pelo jornalista americano Ivan Carvalho, correspondente da revista em Milão, e as imagens do fotógrafo espanhol Luis Diaz Diaz (que também trabalha para o New York Times) .
Com o título “Nova vaga”, a reportagem chama a atenção para a série de casas de férias espalhadas ao longo das dunas e das praias desta região do litoral nortenho, que “testemunham a idade de ouro da arquitectura modernista”.
Segundo o jornal Público, a equipa de repórteres foi guiada por Paulo Guerreiro, historiador da arquitectura e responsável pelo departamento do património cultural da Câmara de Esposende.
Fonte: O Minho
