
O jornal britânico “The Guardia” considerou a Casa da Música, no Porto, como um dos melhores edifícios arquitetónicos do século XXI.
A lista compilada pelo jornal apresenta os 25 melhores edifícios do século espalhados pelos vários cantos do mundo. O primeiro lugar é ocupado pelo “Tate Modern”, o Museu Nacional de Arte Moderna em Londres. No sétimo lugar está, então, a Casa da Música. Como se lê no artigo, é “um dos edifícios culturais mais emblemáticos do século” e, acrescenta, “parece íntimo e grandioso”.
O parque suspenso “High Line” (em Nova Yorque), a A Biblioteca Peckham (em Londres), o Museu de Arte de Teshima (no Japão) ou o aeroporto de Madrid-Barajas são, entre muitos outros, exemplos de edifícios que completam a lista destacada pelo jornal diário britânico.
A Casa da Música, inaugurada em abril de 2015, foi o primeiro edifício construído em Portugal exclusivamente dedicado à Música. O projeto foi definido em 1999, em resultado de um concurso internacional de arquitetura. em que foi escolhida a solução apresentada por Rem Koolhaas.
Fonte: JN

