Instituição proprietária do quadro "Vista da Rua Nova dos Mercadores" vai avaliar pedido de análise

Mais Lidas

cidade_global_mnaa

A Sociedade de Antiquários de Londres, proprietária do quadro Vista da Rua Nova dos Mercadores, ainda não tomou uma decisão relativamente à realização de novos estudos laboratoriais. Contactado pelo Observador, o organismo inglês explicou que o pedido, avançado pelo Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) depois da polémica envolvendo a pintura, exposta em Lisboa no âmbito da exposição A Cidade Global, chegou por email durante a tarde desta quinta-feira.

Este terá agora de ser analisado pelo responsável da biblioteca e coleções, juntamente com o Conselho de Administradores. “A permissão depende da análise, pesquisa e métodos propostos e do impacto na segurança dos objetos, assim como de outros detalhes e fatores logísticos. Todas as propostas são analisadas pela nossa equipa e administradores individualmente, mas o que é mais importante é ter em conta o impacto físico que qualquer análise interventiva poderá ter no objeto”, esclareceu a Sociedade de Antiquários, garantindo que dará uma resposta ao MNAA muito em breve.

Questionada sobre a polémica que se instalou depois da publicação de um artigo assinado pelo historiador Diogo Ramada Curto no Expresso, que colocou em causa a autenticidade da Vista da Rua Nova dos Mercadores, peça central da exposição do MNAA, e de outro quadro pertencente à Coleção Berardo, o organismo inglês disse estar muito contente por saber que se existe tanto interesse em torno da pintura em Portugal.
(…)
Fonte: Observador
Artigo completo (+)

Há minutos