O ex-presidente da Fundação Casa da Música foi nesta quinta-feira designado presidente da Casa da Arquitetura, em Matosinhos, que abrirá as portas das suas novas instalações no dia 16 de junho, anunciou a autarquia
“O presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Eduardo Pinheiro, designou José Manuel Dias da Fonseca para a presidência da Casa da Arquitetura-Centro Português de Arquitetura, que abrirá as portas das suas novas instalações no dia 16 de junho, no antigo edifício da Real Vinícola, em Matosinhos”, indica a câmara em comunicado.
Segundo a autarquia, “Dias da Fonseca presidiu até aqui à Assembleia Geral da Associação Casa da Arquitetura” e irá agora substituir o ex-autarca Guilherme Pinto na presidência da instituição “na sequência do falecimento, a 08 de janeiro, do ex-presidente da Câmara Municipal de Matosinhos”.
Licenciado em Economia, José Manuel Dias da Fonseca presidiu à Fundação Casa da Música durante nove anos, tendo sido também presidente da AICEP e vereador da Cultura da Câmara Municipal de Matosinhos.
Em comunicado, o presidente da Câmara de Matosinhos, Eduardo Pinheiro, destaca que Dias da Fonseca “tem o reconhecimento necessário para dirigir o maior projeto da área da divulgação e promoção da arquitetura em Portugal, que sempre acompanhou”.
“A sua presidência é para mim uma garantia suplementar de sucesso da Casa da Arquitetura-Centro Português de Arquitetura”, destaca.
A recomposição dos órgãos sociais da Casa da Arquitetura implica ainda, de acordo com a autarquia, que o presidente da Câmara Municipal de Matosinhos presida a partir de agora à Assembleia Geral da instituição, que passará também a contar com o presidente da Metro do Porto, Jorge Moreno Delgado, e com o arquiteto Gonçalo Byrne.
Na comissão executiva mantêm-se o diretor, Nuno Sampaio, e o vereador da Cultura da Câmara Municipal de Matosinhos, Fernando Rocha.
A Casa da Arquitetura-Centro Português de Arquitetura é um projeto de âmbito nacional dedicado à divulgação, ao arquivo e à valorização da arquitetura.
No seu acervo estão já representados, entre outros, projetos e maquetas dos três Prémios Pritzker de língua portuguesa: Álvaro Siza Vieira, Eduardo Souto de Moura e Paulo Mendes da Rocha.
A 16 de junho abrirá portas, com a exposição “Poder: Arquitetura”, a nova casa da instituição, um espaço com 4.700 metros quadrados no antigo quarteirão industrial da Real Vinícola, que está a ser totalmente reabilitado pela Câmara Municipal de Matosinhos.
Fonte: DN
