A associação Luso Património, criada por portugueses, em Paris, está empenhada em restaurar obras do património português, tendo angariado fundos para restaurar dez esculturas do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), disse à agência Lusa o galerista Philippe Mendes.
O financiamento do restauro dessas esculturas do MNAA, em Lisboa, segundo o presidente da associação, fundada em março, será feito através da adoção dessas obras de arte, por diferentes antiquários da capital francesa.
“Conseguimos encontrar dez antiquários em Paris – com ligações a Portugal -, que vão adotar as esculturas do MNAA, para que elas saiam das reservas onde dormiam há tanto tempo”, avançou Philippe Mendes à agência Lusa, sublinhando que, “ao financiar o restauro, cada mecenas vai contribuir para a valorização do património nacional”.
A associação está também na origem da oferta ao MNAA de uma escultura do século XVIII, “Coroação da Virgem”, de Joaquim José de Barros Laborão (1762-1820), adquirida por Philippe Mendes, em leilão, em Lisboa, “para não a deixar sair de Portugal”, tendo ainda contribuído “para convencer a Fundação Aga Khan a ajudar à compra da ‘Adoração dos Magos’ de Domingos Sequeira”, explicou o galerista à Lusa, em Paris.
A Luso Património é composta, até agora, por oito pessoas, mas tem por objetivo “juntar portugueses que vivem em França”, para “valorizar, proteger e expor a arte portuguesa em França e na Europa”, explicou o galerista, sublinhando que o objetivo final é “abrir uma sala de Portugal no Museu do Louvre”
Fonte: Diário Digital
