Soares quer preservar património industrial do Barreiro

Mais Lidas

joao_soares

O ministro da Cultura, João Soares, afirmou esta quarta-feira que o património industrial e ferroviário do Barreiro é “único” e deve ser preservado, defendendo ser necessário encontrar soluções “com imaginação e inteligência em tempos difíceis”. “O Barreiro tem um património único a nível industrial, talvez o mais importante do país, e também a nível ferroviário tem um património importante, que é preciso preservar. Tem de contornar a falta de recursos financeiros com imaginação e inteligência”, afirmou.

João Soares esteve esta quarta-feira no Barreiro, visitando vários locais do concelho, como o Espaço Memória, o património industrial, ferroviário e moageiro, as oficinas da EMEF e o Auditório Municipal Augusto Cabrita. “Não podemos fazer milagres, porque os recursos são reduzidos. É um contexto difícil, com algumas bombas que têm rebentado, como o caso do Banif, mas temos de dar a volta à situação”, salientou.

O ministro da Cultura defendeu um trabalho em colaboração com as autarquias, mas também o recurso a entidades privadas. O presidente da Câmara do Barreiro, Carlos Humberto (PCP), referiu que a visita serviu para mostrar o património existente no concelho e, também, a muita cultura que se faz no Barreiro. “Queremos continuar a trabalhar e o Ministério pode dar apoios. É preciso preservar o património ferroviário, industrial e moageiro. O Barreiro deve, também, ser uma referência nacional como terra de resistência e queríamos mostrar ao ministro que aqui se faz muita cultura e que envolve o trabalho de muitas pessoas”, salientou. O autarca defendeu a importância de Lisboa ser uma “cidade-região”, articulando-se com todos os outros concelhos a norte e a sul do Tejo, anunciando também algumas novidades.

(…)

Fonte: CM

Artigo completo

Há minutos