A campanha de angariação de fundos para comprar a tela “A Adoração dos Magos”, do pintor português Domingos António Sequeira (1768-1837), recolheu cerca de 150 mil euros, revelou hoje a organização.
“Os donativos têm crescido sobretudo pela iniciativa individual dos cidadãos”, revelou o responsável à Lusa, esperando que, a partir de agora, sejam “as instituições e as empresas a contribuir para um património que será de todos”, ao ser inserido no acervo do MNAA.
Lançada no ano passado, a campanha “Vamos pôr o Sequeira no Lugar Certo” tem como objetivo ajudar o museu a adquirir, a privados, a obra de Domingos Sequeira pintada em 1828, da qual o MNAA possui o desenho final e vários preparatórios.
“Faço um apelo à mobilização coletiva no sentido de sermos todos embaixadores desta causa”, disse o diretor do MNAA, sustentando que esta ação inédita no país, “é um teste e um desafio à sociedade civil para sacudir a inércia”.
O resultado do leilão `online`, realizado no início do mês para vender 27 réplicas de pinturas de obras-primas do museu, que estiveram expostas nas ruas históricas de Lisboa – e que rendeu 33.290 euros -, foi também incluído na campanha.
A tela de Domingos Sequeira – considerada “insubstituível” pelo museu – faz parte da série “Palmela”, com quatro pinturas religiosas, e o MNAA possui, na sua coleção, os desenhos preparatórios de estudo de todas elas, mas não os respetivos óleos.
Em Portugal, a iniciativa é inédita, mas habitual em países como os Estados Unidos, França ou Reino Unido, onde a primeira campanha no género foi feita em 1906.
Fonte: RTP

