O canadiano Diego Herrera foi o vencedor do Grande Prémio do XVI PortoCartoon – World Festival, organizado pelo Museu Nacional da Imprensa, subordinado ao tema “Água Viva/Terra Viva”, revelou hoje a organização.
O trabalho vencedor tem por título “Plastic Bottles” [garrafas de plástico].
O segundo prémio foi atribuído ao “Waterfall” [queda de água] de Sunnenberg Constantin, da Bélgica, pela representação de uma cascata em que a água é um código de barras, sobressaindo a crítica ao aspeto mercantil.
Em terceiro lugar ficaram, ‘em ex-aequo’, “Water Prize”, de Halit Kurtulmus (Turquia), e “Living Earth” de Jerzy Gluszek (Polónia).
Foram, ainda, atribuídas 28 menções honrosas e dois prémios especiais de caricatura, um dedicado a Nelson Mandela, descrito como “a figura da liberdade”, e outro a Siza Vieira, “por ser uma grande figura da arquitetura mundial”, explicaram os responsáveis, em conferência de imprensa.
Ivan Prado (Alemanha), António Santos (Portugal) e Alireza Pakdel (Irão) venceram o primeiro, segundo e terceiro lugares, respetivamente, da caricatura especial dedicada a Siza.
Omar Turcios (Espanha) e Paulo José Barbosa Pinto (Portugal) conquistaram o segundo e terceiro prémios da caricatura especial dedicada a Mandela, enquanto a dupla portuguesa André Carrilho e Luís Lázaro conquistou o primeiro lugar ao caraterizar o antigo presidente da África do Sul a segurar uma pomba branca feita em arame farpado.
Ao todo foram a concurso cerca de 1.800 trabalhos de cinco centenas de caricaturistas. E para exposição seguirão 600 cartoons, um número que reflete “a crescente qualidade dos trabalhos”.
Os trabalhos estarão expostos de 23 de junho a 30 de dezembro no Museu Nacional da Imprensa. Nos dias 21 e 22 de junho decorrerá, na Avenida dos Aliados, no Porto, a “Grande Festa da Caricatura”.
Fonte: Diário Digital/Lusa

