Feira do Livro do Porto: Custos do evento inferiores ao apoio pedido pela APEL

Mais Lidas

 

O presidente da Câmara do Porto revelou hoje que os custos da organização da Feira do Livro serão “seguramente” inferiores ao apoio financeiro reclamado pela Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), que acusou de atitude “intolerável”.

“Custará seguramente menos do que os 300 mil euros que nos vinham a ser reclamados em função de quatro anos de atividade. Mas, acima de tudo, não tomamos esta medida por uma razão economicista”, assegurou Rui Moreira, em declarações aos jornalistas no fim da reunião privada do executivo.

O valor a que o autarca se refere tem por base o apoio anual de 75 mil euros que, em 2009, a autarquia liderada pelo social-democrata Rui Rio se comprometeu a dar à APEL durante quatro anos, para apoiar a transferência da Feira do Livro dos jardins do Palácio de Cristal para a Avenida dos Aliados.

Rui Moreira esclareceu que a Câmara decidiu organizar a Feira do Livro de 2014 depois de a APEL ter colocado as negociações em causa “18 dias depois de o acordo ter sido firmado”, numa situação que “não podia tolerar do ponto de vista institucional e da palavra”.

Fonte: DN

Artigo completo

Há minutos