No espaço bracarense GNRation a jovem artista plástica Ruth Gómez, um dos nomes incontornáveis da arte contemporânea espanhola, apresenta ao público português obras de grandes dimensões, em parceria com a Galeria Mário Sequeira.
Ruth Gómez é licenciada pela Universidade de Belas Artes de Salamanca e vive e trabalha na capital espanhola. Esta artista tem exposto em várias cidades, como por exemplo Nova Iorque, um centro artístico por excelência.
”Truques visuais” é um projecto expositivo no qual a magia e a fábula são essenciais: “The real world is less important than the world we need”. Neste podemos constatar vários registos, de entre os quais o desenho, pintura, vídeo e graffiti.
O trabalho de Ruth Gómez propõe histórias animadas que refletem, por um lado, a natureza dos seres humanos e, pelo outro, sobre maneiras de o escapar através da fantasia. É uma extensão da sua própria experiência, que pode ser a nossa, onde realidade e ficção se entrelaçam.
Nas suas obras, influenciadas pelo desenho clássico, pela pop art e pelo anime japonês (animação que vem do Japão), denota-se uma exaltação da cor e do desenho, onde resultam composições dinâmicas. O nosso olhar percorre toda a tela, numa velocidade atroz, para descobrir a nova forma ou a nova figura que surge pela sobreposição de várias imagens.
Nesta exposição podemos, ainda, observar a sua obra “Spray”, datada de 2011, que é inspirada no bairro francês de Belleville e na arte urbana. Podemos constatar, também, que a tela é um work in progress: através do uso de graffiti e da representação da figura humana e animal, a tela torna-se parede ou vice-versa, permitindo que o exterior (a rua) venha para o interior do espaço galerístico.
Narrativas dentro de narrativas e imagens dentro de imagens convidam o visitante a dialogar com a tela e, por sua vez, com a artista.
José Rosinhas
Julho 2013
Sítio consultado: http://ruthgomez.com/#all (acedido em 15 de Julho de 2013)

