A Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) e a Manchester Business School estão a desenvolver um estudo comparativo das respectivas incubadoras de empresas, com o intuito de perceber qual o contributo das mesmas para o desenvolvimento dos projectos incubados, bem como de lançar as bases para parcerias futuras.
A ideia nasceu no âmbito do projecto de investigação conjunto que as duas escolas estão a desenvolver, há cerca de um ano, sobre a criação e gestão de redes de inovação. Foi neste contexto que Catarina Roseira, professora da FEP responsável pelo projecto, decidiu aplicar o conhecimento já adquirido para estudar as incubadoras universitárias, que constituem igualmente redes de inovação. “A colaboração com a Manchester Business School abriu-nos a possibilidade de fazermos um estudo comparativo de casos em Portugal e no Reino Unido, países com realidades bastante diferentes a este nível”, esclarece a docente.
No caso português, o trabalho incidirá então sobre o Pólo de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC), uma estrutura lançada em 2005 e que, hoje em dia, alberga já mais de uma centena de empresas, distribuídas por quatro pólos distintos. Numa primeira fase, o UPTEC será estudado individualmente, e posteriormente, comparado com a University of Manchester Incubator Company (UMIC). Em ambos os casos, a ideia passa por estudar os processos de desenvolvimento e gestão de redes (‘networking’) das empresas incubadas dentro e fora das incubadoras, e perceber qual o contributo dessas redes para o desenvolvimento dos projectos empreendedores em incubação.
Segundo Catarina Roseira, “o ‘networking’ pode traduzir-se em desenvolvimento de projectos comuns, partilha e transferência de conhecimento técnico ou de mercado, relações sociais, relações comerciais”. Neste contexto, “pretende-se ainda estudar qual o papel da incubadora na criação da rede e como é que as empresas incubadas avaliam o desempenho da incubadora a esse nível”, acrescenta.
A equipa de investigação integra estudantes de mestrado da FEP e da Manchester Business School que desenvolverão as suas dissertações no âmbito do projecto. Prevê-se que o estudo individual de cada incubadora esteja concluído até ao final deste ano e o estudo comparativo até ao final de 2012.
Os resultados do estudo devem permitir avaliar o desempenho das incubadoras na criação de valor para e pelas empresas incubadas. Permitirá igualmente o aprofundamento do processo de internacionalização da investigação da FEP e da Universidade do Porto, constituindo uma experiência que poderá ser multiplicada em projectos colaborativos futuros.
Fonte: http://sigarra.up.pt/up/noticias_geral.ver_noticia?p_nr=11156
