Biblioteca de Alexandria
A Real Embaixada da Noruega apresenta, juntamente com a Fundação EDP, Trienal de Arquitectura de Lisboa e o Museu Nacional de Oslo, a exposicão Snøhetta no Museu da Electricidade. A inauguração será no dia 3 de Março às 18 horas.
De acordo com o site da Embaixada da Noruega em Lisboa, “Snøhetta é uma das empresas de arquitectura mais debatidas no mundo de hoje. Nos últimos dez anos, a Snøhetta ganhou vários grandes projectos de arquitectura em concursos, e o gabinete demonstrou seguramente a sua dedicação aos edifícios culturais.
O último projecto concluído pelo gabinete foi o novo Teatro de Ópera Nacional, em Oslo, que abriu em Abril de 2008, estando actualmente a desenvolver uma série de projectos em diferentes países, entre eles um edifício polivalente com funções de portal urbano, nos Emiratos Árabes Unidos, e o Pavilhão do Memorial do 11 de Setembro em Nova Iorque, bem como um novo centro cultural e museu na Arábia Saudita. A Snøhetta também concebeu outros projectos importantes, como a Embaixada da Noruega em Berlim; o Museu Petter Dass, em Alstadhaug; o Pavilhão Serpentine, em Londres; o Centro Cultural Sandvika, em Oslo; a Câmara Municipal de Hamar, o Museu da Pesca de Karmøy e o Museu de Arte de Lillehammer, para os Jogos Olímpicos de Inverno de 1993. Snøhetta recebeu vários prémios, como o Prémio Mies van der Rohe 2009″.
A exposição foi comissionada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros norueguês e produzida pelo Museu Nacional de Arquitectura, Arte e Design da Noruega, em estreita colaboração com a Snøhetta.
A curadora é Eva Madshus do Museu Nacional – secção de arquitectura – de Oslo.
