Foi feito o pedido de registo da marca Sal Tradicional Rota do Atlântico, uma proposta dos parceiros portugueses do projecto Ecosal Atlantis – Interreg Espaço Atlântico que incluem o Município de Aveiro (Museu da Cidade de Aveiro); a Universidade de Aveiro e os municípios da Figueira da Foz e de Rio Maior.
O pedido foi publicado no Boletim de Marcas Comunitárias n. º 2011/018. Um registo semelhante está a decorrer em França e em Inglaterra pelos respectivos parceiros.
O objectivo principal é vincular a Rota do Atlântico em em Portugal, na sequência do processo iniciado em Espanha no decurso do anterior projecto Sal do Atlântico | Interreg IIIB. Em Aveiro, a dinamização da rota e planeamento de actividades centra-se no Ecomuseu Marinha da Troncalhada e no seu Centro Interpretativo, enquanto núcleo do Museu da Cidade de Aveiro vocacionado para a prática da salicultura e para o património lagunar.
O projecto Ecosal Atlantis [2010-2012] centra-se na valorização patrimonial dos espaços salícolas da Europa Atlântica está a ser desenvolvido no âmbito do programa Interreg Espaço Atlântico, Prioridade 4 [Valorizar sinergias transnacionais de desenvolvimento urbano e regional sustentável] e o objectivo 4.3 [Conservar e Valorizar o património cultural atlântico de interesse transnacional], e conta com a participação de treze parceiros repartidos por Portugal [entre eles a Universidade de Aveiro], Espanha, França e Inglaterra.
Fonte: Online News
